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Passo 1
Nesse momento, você deverá preencher o quadro abaixo com a descrição das principais
características das empresas participantes para cada estrutura de mercado existente, logo após o
preenchimento, identificar em qual estrutura de mercado se enquadra a “SOFT MILHO” e na
sequência elabore um relatório identificando e explicitando as características da empresa,
ponderando suas fraquezas e potencialidades
Estrutura Número de
firmas
Tipo de
produto
Acesso de
novas
empresas ao
mercado
Controle de
Preços
Exemplos
(aproximados)
Concorrência
Perfeita
Monopólio
Concorrência
Monopolística
Oligopólio
Passo 02
As teorias clássicas mais conhecidas no comércio exterior são: a teoria das vantagens
absolutas, proposta pelo filósofo Adam Smith e a teoria das vantagens comparativas, formulada pelo
economista David Ricardo. Tais teorias, formam a base das estratégias e negociações internacionais
que buscam o equilíbrio na balança comercial, uma vez que, impacta na economia de um
determinado país, gerando ganhos -superávit ou perdas – déficit.
Diante de tal afirmação, é importante ressaltar que no plano estratégico da SOFT MILHO, há
projetos para comercialização de outros produtos, como café, fábrica de ração, laboratório para
análise do solo, entre tantos outros investimentos. Dessa forma é importante conhecer as
teorias que tratam sobre como o comércio internacional, importação e exportação que impactam na
economia de um determinado país, geram ganhos -superávit ou perdas – déficit 1) Diante disso, explique utilizando o milho como exemplo as teorias seguintes: Teoria da Vantagem
Absoluta e Teoria da Vantagem Comparativa.
2 – Sabendo que o comércio entre países é a principal forma de uma nação captar divisas e manter a
sua balança de pagamento equilibrada, bem como recebimento de investimentos diretos e de
capitais. É importante destacar que o Brasil é visto como o Celeiro do Mundo sendo um dos líderes
nas exportações de algumas commodities. A Cooperativa “SOFT MILHO”, apresenta projetos para
comercialização de outros produtos, como café, fábrica de ração, laboratório para análise do solo,
entre tantos outros investimentos, no entanto, ao analisar as relações econômicas internacionais,
deparou-se com a teoria das vantagens comparativas, sendo assim, é necessário que os gestores
expliquem de que maneira tal teoria pode impactar nos negócios da Cooperativa SOFT MILHO. Uma
vez que por meio de tal teoria procura-se obter respostas para perguntas como: Por que duas nações
distintas comercializam? É melhor para ambas o comércio mútuo? E quais produtos devem ser
comercializados?
Passo 03
Os mercados futuros de commodities agropecuárias é uma das formas de proporcionar uma
certa segurança, em meio a tanto risco, para o produtor rural e para a agroindústria, possibilitando
uma garantia quanto à redução ou à elevação de preços. Os mercados futuros podem ser uma forma
eficaz de eliminar um dos principais riscos da atividade agropecuária: a incerteza de preços em um
tempo futuro no momento da comercialização da safra.
A Cooperativa “SOFT MILHO” busca oferecer uma garantia aos seus produtores associados
contra a queda dos preços do milho. Sabe-se que o custo médio de produção do milho para o
produtor foi de R$ 550 a saca de 60kg. A margem comercialização necessária para produtor e para a
cooperativa é de R$ 300,00 por saca. Portanto, o objetivo de preço futuro da cooperativa é de vender
a saca a R$ 850,00 a saca.
Sabendo que o milho será colhido daqui a 3 meses e querendo proteger os cooperados
contra uma possível queda nos preços a “SOFT MILHO” precisa fazer uma operação de hedge.
Na BM&F, o contrato de milho, para vencer daqui a 3 meses, está sendo negociado hoje
para um preço futuro de R$ 850,00/sc. Assim, para garantir o preço futuro de R$ 850,00/saca é
interessante para a cooperativa, fazer o hedge na BM&F. A cooperativa vai à sua corretora e lança
uma ordem de venda de um contrato de milho para daqui a 3 meses por R$ 850,00/saca. A ordem
vai para pregão na BM&F, onde, encontra uma ordem de compra e ocorre o negócio, que é
“compensado” e garantido pela Bolsa.
Passado o prazo (3 meses), vamos agora para o momento que é a liquidação deste contrato, isto é,
90 dias depois.
Vamos imaginar agora duas situações diferentes:
• Situação I: o preço de mercado nesta época é mais baixo que o anteriormente contratado. O preço
de mercado do milho é R$ 780,00/saca, abaixo do esperado.
• Situação II: o preço de mercado é mais alto que o anteriormente contratado. O preço de mercado
do milho é US$ 980,00/saca, acima do esperado.
Apresente um esquema identificando os dois cenários os resultados dessas operações. Dado os
cenários é possível em algum deles a SOFT MILHO obter vantagem? Justifique sua resposta.
Referências:
GONÇALVES, Milton Rodrigues. Daiane Alves Rodrigues Santiago, Leuter Duarte Cardoso Jr. Londrina:
Economia Industrial. Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017
MEDEIROS, Flávio Benilton da Silva. Economia do Agronegócio. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2018.
SILVA, Renato José; Pasold, Adelano; Júnior, Jurandir Domingues; Júnior, Leuter Duarte Cardoso.
Economia monetária e mercado de capitais. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
(Biblioteca virtual).
SINATORA, José Roberto Pereira. Mercado de capitais. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional
S.A., 2016. (Biblioteca virtual)
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